Angola cria grupo técnico para negociar e aplicar trocas comerciais na SADC

0
114
Angola cria grupo técnico para negociar e aplicar trocas comerciais na SADC

A ministra angolana do Comércio, Rosa Pacavira, vai coordenar o grupo técnico responsável pela negociação e aplicação em Angola dos acordos sobre trocas comerciais dentro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), segundo escreve a agência Angop.

 O grupo técnico, que vai tratar da negociação e aplicação do protocolo tem como atribuições preparar, em colaboração com o Comité Nacional da SADC, “a estratégia negocial de Angola”, no âmbito do “processo negocial de aplicação” do protocolo, sobre as trocas comerciais dentro desta comunidade.

 Angola tem vindo a adiar a adesão à Zona de Comércio Livre (ZCL) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o que deverá acontecer apenas em 2017, segundo admitiu no início do ano a própria ministra Rosa Pacavira, que agora vai coordenar este grupo técnico, por decisão do Chefe de Estado.

 A ZCL foi lançada em Agosto de 2007, em Joanesburgo, na 28.ª Cimeira da SADC, e teve a adesão da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Malaui, Ilhas Maurícias, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwé e Madagáscar, tendo ficado de fora além de Angola, a República Democrática do Congo e as Ilhas Seychelles.

 O objectivo é reforçar a integração económica e a industrialização rápida nesta sub-região do continente africano, através da expansão de oportunidades de negócio e remover de forma gradual as barreiras no comércio.