Angola absorve mais de 40% da exportação de vinhos portugueses

0
54
Angola absorve mais de 40% da exportação de vinhos portugueses

O mercado angolano absorve mais de 40% da exportação de vinhos produzidos em Portugal proporcionando uma receita de 78 milhões de euros, disse em Luanda Filipa Anunciação, gestora da Vinhos de Portugal em Angola.

 “Angola é, sem dúvida, o principal mercado para os vinhos portugueses em termos de exportação”, disse aquela responsável à agência noticiosa portuguesa Lusa, à margem da 5ª prova anual de vinhos portugueses em Angola.

 A prova juntou centenas de pessoas e 80 produtores que apresentaram mais de 400 vinhos, produzidos e certificados de todas as regiões demarcadas de Portugal.

 Dizendo que Angola comprou em 2012 cerca de 680 mil hectolitros, Filipa Anunciação salientou que para os produtores portugueses o mercado angolano tem uma importância crescente, que no ano passado apresentou um acréscimo de 16,8% em valor e 9% em volume em termos anuais.

 “Tais números demonstram que há não só um aumento no consumo de vinhos portugueses como uma tendência para consumir vinhos de melhor qualidade”, disse a gestora, para acrescentar que o objectivo da Vinhos de Portugal é crescer naquele mercado 19% em valor até 2014.

 Esta prova anual realizou-se 24 horas depois de, igualmente na capital angolana, a Sogrape Vinhos ter efectuado uma prova de vinhos, com a apresentação de tintos produzidos na região vinícola do Douro, norte de Portugal.