Alemanha apoia Moçambique com 128 milhões de euros

0
54
Alemanha apoia Moçambique com 128 milhões de euros

O governo da Alemanha anunciou uma ajuda de 128 milhões de euros para projectos de desenvolvimento em Moçambique nos próximos dois anos, no âmbito da cooperação bilateral, nos termos de um acordo assinado em Maputo.

 O documento foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, e pelo embaixador alemão em Maputo, Phillipp Shauer, que adiantou ir aquela verba permitir a continuação do trabalho em educação, desenvolvimento económico sustentável e descentralização para o desenvolvimento rural.

 O diplomata disse que 50 milhões de euros destinam-se ao sector da educação, principalmente para a expansão da educação técnico-profissional.

 O valor remanescente será canalizado para as áreas de protecção da biodiversidade, promoção da boa governação financeira e melhoria do acesso à energia, através da modernização e ampliação da rede de energia eléctrica.

 O embaixador da Alemanha em Maputo destacou que, somado ao apoio prestado pela antiga República Democrática da Alemanha, o seu país já contribuiu com mais de mil milhões de euros para o desenvolvimento a Moçambique.