África só representa 11% das exportações portuguesas

0
116
África só representa 11% das exportações portuguesas
Os países africanos lusófonos são uma oportunidade para as exportações, mas devem também ser usados como plataforma para outros mercados, disse o administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, José Vital Morgado.

 “África é um continente com muitas oportunidades, não só nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, mas também como plataforma para outros mercados”, disse o responsável durante a apresentação, em Lisboa, do estudo da consultora Leadership Business Technology sobre o Envolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação Electrónica (TICE) no Desenvolvimento da Sociedade de Informação nos PALOP.
 
 José Vital Morgado lembrou que “África é a segunda região para o comércio de bens e serviços com Portugal”, valendo 10,9% do total das trocas comerciais de Portugal com o exterior, só superado pela União Europeia, que representa cerca de 70% do total.
“Os dados são de 2012, mas os números do ano passado deverão confirmar esta tendência”, salientou o vogal do Conselho de Administração da AICEP.