AEP assina protocolos com as duas principais organizações empresariais moçambicanas

0
95
AEP

AEP A Associação Empresarial de Portugal (AEP) assinou protocolos de cooperação com as duas principais organizações empresariais moçambicanas para “aprofundar o relacionamento institucional” entre os dois países.

Segundo adiantou fonte da AEP, as parcerias com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a Associação Industrial de Moçambique (AIMO) visam “desenvolver as relações económicas bilaterais, promovendo as exportações e o investimento de empresas portuguesas em Moçambique e apoiar a internacionalização de empresas locais em mercados onde Portugal está presente”.
 Neste âmbito, as três instituições apontam como prioridades o “diagnóstico das necessidades mais prementes para o desenvolvimento da economia local”, a “identificação das possibilidades de investimento conjunto” entre empresas dos dois países e a “descoberta de oportunidades de internacionalização conjunta”.

 Segundo a fonte, a primeira iniciativa a tomar será a criação de um sítio na Internet “para informação recíproca e divulgação de oportunidades de negócio entre a comunidade empresarial luso moçambicana”.
 Os protocolos foram assinados durante o seminário “Moçambique e Portugal: Nova Dinâmica nas Relações Económicas e Empresariais”, que decorreu sexta-feira à tarde em Lisboa e contou com a presença dos presidentes da República português, Cavaco Silva, e moçambicano, Armando Guebuza, em visita oficial a Portugal.

Guebuza fez-se acompanhar no seminário por uma delegação de cerca de 70 empresários (da energia, construção civil, imobiliário, turismo, metalomecânica, banca, indústria, agricultura e minas.