Academias Bacalhau

0
78
Academias do Bacalhau

Academias do BacalhauAs Academias do Bacalhau são, depois das Misericórdias, o maior movimento de solidariedade da diáspora portuguesa”

As Academias do Bacalhau, nos seus 40 anos de vida, constituem o maior movimento de solidariedade da diáspora portuguesa, depois das Misericórdias, que contam já com mais de 500 anos de existência – afirmou na quinta-feira em Joanesburgo o deputado José Cesário, que se encontra de visita às comunidades portuguesas da África do Sul e da Namíbia.

Convidado de honra da Academia, disse na Sala da Rainha do Restaurante Adega do Monge, que quase precisava de “um milagre das rosas” para acompanhar a eloquência dos oradores que o antecederam. O deputado José Cesário elogiou o espírito de bem-fazer das Academias e o apoio financeiro que elas dão às instituições de solidariedade social que suportam, sempre com base na promoção da amizade entre os compadres e na defesa dos valores da cultura portuguesa, entre os quais figura a sua gastronomia mais tradicional.

Presente em vários congressos mundiais das Academias do Bacalhau, o dr. José Cesário recordou também os contactos que tem tido com estas tertúlias e os seus membros nas suas deslocações às comunidades portuguesas no estrangeiro. O antigo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas fez questão de salientar que “as Academias do Bacalhau foram das poucas entidades que nunca me pediram nada”.