Academia do Bacalhau do Cabo juntou-se aos 100 anos do Comendador António Martins

0
312

A Academia do Bacalhau da Cidade do Cabo juntou-se à celebração dos 100 anos de vida do  comendador e compadre António Martins, enviando-lhe uma mensagem virtual de homenagem e reconhecimento pela sua participação na na Academia, da qual foi um dos proeminentes fundadores a 15 de Outubro de 1968.

  Completar um século de vida é pertencer à História do Mundo de uma forma profunda, autêntica e rara. O compadre Martins.

   O ‘senhor Martins das velas’, como e conhecido na Comunidade do Cabo, é um homem que tem a cultura madeirense no coração. A sua chegada ao Cabo em 1965, é um marco histórico. Incentivou os jovens a cantar e dançar o Bailinho da Madeira, Fundou o grupo de Folclore Português da Cidade do Cabo – ainda hoje muito activo – e com o qual fez inúmeras digressoes pelo Mundo.

  Pela obra e pelo amor em prol da Portugalidade, O Presidente da República Portuguesa atribui-lhe uma Comenda da Ordem de Dom Afonso Henriques em 1980.

  O compadre Martins tem muitas histórias para contar, é um livro aberto, um homem acertivo mas simpático, sendo um privilégio estar ao seu lado e escutar a sua voz.

  O presidente da Academia do Bacalhau do Cabo, Rui Santos, disse: “Em nome desta tertúlia de Cape Town pedimos-lhe que nunca perca essa juventude no olhar.

  Gavião de Penacho ao exemplo de como se deve viver em felicidade. Completar 100 anos é obra! Parabéns!”

Rui Santos