Academia do Bacalhau da Serra da Estrela oficializada

0
51
Academia do Bacalhau da Serra da Estrela oficializada

No fim-de-semana de 28, 29 e 30 de Julho decorreu no distrito da Guarda, Portugal a oficialização da quinquagésima oitava Academia do Bacalhau, desta feita a da Serra da Estrela. O presidente da Academia-Mãe do Bacalhau, José Manuel Contente, deslocou-se com a esposa, a comadre Adelaide Contente e mais dezassete compadres e comadres da Academia de Joanesburgo, a Fornos de Algodres para as celebrações e cerimónias de oficialização da nova tertúlia.

 O programa, foi extenso e muito preenchido, no entanto, é preciso referir a alta qualidade do mesmo. Com recepções em várias câmaras municipais e passeios pela zona mais alta de Portugal continental, todos os compadres e comadres foram recebidos com requinte e com a hospitalidade típica beirã.

 A qualidade dos sabores serranos oferecidos, dos vinhos da região, que foram desde os enchidos ao queijo, passando pelos doces conventuais e populares, pela típica confecção de compotas e geleias, foi tudo uma rica montra da região onde estará sediada a tertúlia. Que, para já e segundo o actual presidente José Luís Cabral, ainda não tem cidade sede.

 Sobre a mesa estão cidades como Gouveia, Guarda, For-nos de Algodres, entre outras, todas com muita vontade de servir de morada oficial da mais recente Academia do Bacalhau.

 De referir, que esta Acadamia foi dinamizada e iniciada pelo português emigrado nos Esta-dos Unidos da América, Ale-xandrino Costa, que foi uma Academia que operou e realizou eventos autonomamente, sem o aval e a oficialização da Academia-Mãe do Bacalhau. Uma tertúlia que inclusivamente tinha bandeira própria e que ajudavam causas de benemerência da região. Foi uma Academia que foi apa-drinhada pela Academia do Bacalhau de Coimbra.

 A Academia da Serra da Estrela teve já três presidências e foi apenas no congresso mundial das Academias do Bacalhau, que teve lugar o ano passado em Estremoz, Portugal que esta nova tertúlia foi proposta a oficialização, foi aprovada a sua instituição e só este ano, com a permissão de agendas de eventos, que a Academia-Mãe a pode oficializar.

 De notar que, com esta cerimonia, a Academia-Mãe abre um ciclo de eventos das suas bodas de ouro e esta é a Academia oficializada no ano que se comemora o quinquagésimo aniversário do movimento criado em Joanesbur-go, a 10 de Junho de 1968.

 

Sexta-feira 28 de Julho

 

 Os vários compadres e comadres foram recebidos com a abertura do secretariado a partir das 16horas, nas termas de S.Miguel “Palace Hotel & Spa”, em Fornos de Algodres. Cerca das sete horas da tarde, os inscritos no evento foram alvo de uma recepção na câmara municipal de Fornos de Algodres e com o jantar de boas-vindas na Casa da Praça na mesma cidade.