Academia da Ferrugem celebrou Festa de Natal na União Portuguesa

0
122
Academia da Ferrugem celebrou Festa de Natal na União Portuguesa

A Academia da Ferrugem celebrou no sábado, dia 28 de Novembro, o seu jantar de Natal, no Salão Nobre Fernando Pessoa, da União Portuguesa, em Turfontein, com a presença de cerca de 120 pessoas, entre elas os comendadores Gilberto Martins,  José Valentim e Silvério Silva, acompanhados pelas suas esposas Luisa, Gina e Graça, o presidente da Academia do Bacalhau de Joanesburgo José Contente e sua esposa Laida, o presidente da Direcção da União Portuguesa, Victor Garrana com a sua esposa Marinda, a presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Isabel Policarpo, acompanhada pelo seu marido Luis Policarpo, José João Abreu e sua esposa Matilde.

 Usando da palavra, o presidente da Academia da Ferrugem, Rui Carrolo, começou por agradecer a presença de todos os aderentes à festa, dizendo estar muito satisfeito com a participação de tantos compadres da Academia do Bacalhau, já que estas duas Academias foram formadas com o mesmo espírito de solidariedade a fim de ajudarem aqueles que mais necessitam, especialmente durante esta época festiva do Natal.

 Rui Carrolo salientou que todos os fundos  angariados durante o ano 2015, como habitualmente tem acontecido todos os anos, serão entregues a várias instituições de caridade da nossa comunidade, bem como vários cabazes de Natal a famílias mais carenciadas.

 O orador deu em seguida a palavra a José Contente, que começou por agradecer o convite, felicitando a instituiÇão pelo seu vigor positivo e pela sua actividade de benemerência na aplicação dos fundos angariados.

 Em seguida, José Contente ofereceu à Academia da Ferrugem um troféu em vidro com os seguintes dizeres:

 “Para a Academia da Ferrugem pela celebração de mais um ano de sucesso. Um Gavião de Penacho da Academia do Bacalhau de Joanesburgo pela vossa amizade e solida-riedade”

 O presidente Rui Carrolo, ao receber o troféu das mãos do presidente da Academia do Bacalhau de Joanesburgo José Contente, pediu que fosse entoado um Gavião de Pe-nacho em agradecimento do gesto de amizade daquela tertúlia.

 Antes do leilão começar, o comendador Gilberto Martins agradeceu o convite que lhe foi feito e chamando a presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Isabel Policarpo, ambos agradeceram a colaboração e a ajuda que a Academia da Ferrugem tem dado ao Lar da Terceira Idade Rainha Santa Isabel.

 Foram os leiloeiros, Manuel Silva e Gilberto Martins que, como sempre, fizeram um ex-celente trabalho. No leilão de quatro garrafas de whisky, dois bolos reis oferecidos pela avózinha Amélia Jordão, e dois hampers oferecidos pelo Rio Douro, conseguiram com a generosidade de muitos, uma quantia de R8.850-00.

 O tesoureiro desta instituição, Toni Fernandes, informou a nossa reportagem que o jantar deve ter rendido cerca de R45.000-00, e que esta verba vai contribuir em muito para os Cabazes de Natal.

 Tony Brito e Rocky, que agora tocam juntos, foram os responsáveis pelo som e pela música que animou esta festa de Natal, em que muitas pessoas ainda dançavam depois da meia noite.