A conquista do Mundial de 2010 na África do Sul é o corolário da época de ouro do desporto espanhol

0
192
Mundial de 2010

Mundial de 2010 A Espanha alcançou, com a conquista do Campeonato Mundial de futebol da África do Sul, o derradeiro grande título que lhe faltava no currículo desportivo.

 A vitória no Mundial2010 foi a cereja no topo do bolo da já baptizada idade de ouro do desporto em Espanha, um país que – independentemente dos sucessos de Rafael Nadal, Pau Gasol, Fernando Alonso e Alberto Contador – respira futebol.
 Rafael Nadal é uma referencia do ténis actual, Pau Gasol levou o basquetebol espanhol aos recintos norte-americanos da NBA, Fernando Alonso é um consagrado campeão da Formula 1 e Alberto Contador faz história no ciclismo.

 As sementes para os êxitos desportivos da Espanha na actualidade foram lançadas por atletas de gerações anteriores, muitos deles fruto da sua espontaneidade, mas o despertar aconteceu após Barcelona 92.
 Tudo mudou após a realização dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, passando cada medalha conquistada pelos espanhóis, nas variadas modalidades, a ser fruto de uma exaustiva e metódica planificação.

 O primeiro ouro olímpico espanhol surgiu em Barcelona’92, tal como a conquista do primeiro título olímpico colectivo, através da equipa feminina de hóquei em campo.
 Conchita Martinez conquista o primeiro título espanhol de ténis em Wimbledon, em 1994, Arantxa Sanchez chega a líder da tabela WTA, em 1995, e Carlos Moya chega a    Em 1999, o motociclista Alex Crivellé alcança a sua primeira vitória no Mundial de 500 cc., e em 2000 a Espanha celebra a conquista o primeiro título olímpico de ginástica, por Gervásio Deferr, em Sidney.

 Em 2000, a Espanha ergue pela primeira vez a Taça Davis em ténis, situação que repetiria em 2004, 2008 e 2009.
 O primeiro título mundial de andebol surgiu em 2005, em Tunes, e o de Fórmula 1 em 2005, por Fernando Alonso, que repetiu em 2006.
 A Espanha conquista em 2006 o seu primeiro campeonato mundial de basquetebol, no Japão, e a sua vedeta Pau Gasol transferiu-se em 2009 para os Los Angeles Lakers (EUA), onde ganhou o título de 2010.

 A alpinista Edurne Pasaban escreveu o seu nome como a primeira mulher a alcançar as 14 montanhas mais altas do planeta, sem o recurso a oxigénio, entrando num grupo restrito que conta com o português João Garcia.
 O FC Barcelona escreveu ainda o seu nome na história da estatística do futebol mundial ao somar seis títulos numa só temporada, em 2008/09:
 Liga, Taça do Rei, Liga dos Campeões, Super-Taça de Espanha, Supertaça Europeia e Mundial de Clubes.

 O desejado título mundial de futebol alcançado pela selecção espanhola, dois anos após a conquista do ceptro europeu, surge no seguimento desta mesma saudável politica desportiva de rigorosa planificação  da nova geração de desportistas do país.