48º. Aniversário da Academia do Bacalhau da Cidade do Cabo

0
94
48º. Aniversário da Academia do Bacalhau da Cidade do Cabo contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal

A Academia do Bacalhau da Cidade do Cabo festejou o seu 48º. Aniversário no dia 27 de Outubro no Clube Português de Donegal St Rugby com um almoço que reuniu comadres, compadres e vários convidados de honra.

 No discurso alusivo ao acontecimento que se celebrava, o compadre presidente Rui Santos não escondeu o seu regozijo pelo facto de ser provavelmente um dos mais credenciados dirigentes da Academia, pela razão de ter participado ao longos de muitos anos nas tripulações envolvidas na pesca do bacalhau em águas frias da Terra Nova.

 Dessa vivência nas lides piscatórias resultou uma profunda ciência culinária do compadre presidente para preparar o “velho amigo” e que esteve na base do sucesso gastronómico do festivo evento.

 A ementa constou de “sopa chora”, bacalhau de natas e arroz doce, cozinhados com esmero, pelas comadres Gina, Lourdes e Andrea, que mereceu uma calorosa salva de palmas dos compadres.

 Entre os convidados destacava-se a presença da vereadora da Câmara Municipal da Cidade do Cabo, Nora Grose, que no seu discurso referiu alguns aspectos das responsabilidades dos munícipes que foram eleitos para proporcionar serviços de  qualidade, como sectores da saúde, segurança e assistência social.

 Um dos momentos mais emocionantes da festa foi a surpresa apresentação de uma interpretação da Marcha das Academias do Bacalhau  pelo compadre Carlos Aguiar e do conjunto musical Kanimambo, que emocionou e trouxe lágrimas aos olhos dos compadres, num evocação de várias gerações e personalidades que engradeceram o historial  da Academia do Bacalhau do Cabo.