38.º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau em Outubro em Pietermaritzburg

0
48
Academia do Bacalhau

Academia do BacalhauA Academia do Bacalhau de Pietermaritzburg, anfitriã do XXXVIII Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, agendou o seguinte programa desse certame das tertúlias, que decorre de 9 a 11 de Outubro próximo. 

No primeiro dia, das 14 às 17 horas proceder-se-á ao registo dos participantes na Arcádia e Lojas do Pavilhão 2 do RSG/Royal Show Grounds. Durante o registo ou conduzindo à recepção que se efectuará a seguir, actuarão a Banda de Música Alex Marimba (marimbeiros), a Banda de Tambores (de Aço) de St. Nicholas, Agrupamento de dançarinos Zulus, e Chris Jensen, saxofonista de Jazz. Das 18 às 22 horas, no Pavilhão 4A e 4B do RSG decorrerá a recepção de boas-vindas, sobre a qual, o presidente da Academia do Bacalhau de Pitermaritzburg, Joaquim Matos, declarou ao “Século”:

Este Congresso é uma oportunidade perfeita para nós, na qualidade de Academia, convidar e aproximar de outras Comunidades e/ou Grupos de Artes e Saberes para participarem e beneficiarem deste encontro. Para tal, e em termos práticos, o acesso/a entrada para a Recepção Cívica será feito via um Bazar de Artes e Saberes (no Pavilhão 4A) onde os grupos exteriores irão mostrar artesanato para venda”. Regista-se que durante a recepção de boas vindas (que   uma festa cocktail) serão projectados slides de eventos anteriores bem como de destinos turísticos. Para o dia seguinte, 10 de Outubro, está programada uma excursão para as comadres, num passeio de autocarro pelas “midlands” (terras altas do interior da província do KwaZulu-Natal).

O autocarro partirá do largo adjunto ao Pavilhão 2 no RSG (das 7.30 às 8.00 horas). O itinerário deste paseio das comadres terá paragens no Belgian Chocolate Place (20 minutos); Piggly Wiggly (intervalo para chá/café e ver lojas – 60 minutos); Spiral Blue (30 minutos), artesanato, joalharia em prata e vestuário; Culamoya Chimes (20 minutos); almoço piquenique no Lythwood (60 minutos); Nottingham Road Brewery (destilaria) em Rawdons (30 minutos); Bierfasst; e Aladin’s delight, olaria e cerâmica. Entretanto, nesse dia (sábado 10 de Outubro), os compadres participam nos trabalhos do Congresso que decorrem no Pavilhão 4B do RSG, com abertura às 8 horas e 30 minutos.

Haverá a sessão da tarde (8.30 às 12.30 horas) e da tarde (14.30 às  7.30 horas), com a participação de 20 Academias com tempo de intervenção de 10 minutos por cada tertúlia. O almoço será das 12.30 às 14 horas, no salão Grill Room no RSG. O Jantar de Gala efectuar-se-á no Pavilhão 2 no RSG com início às 19 horas e 30 minutos, com a presença de comadres, compadres e convidados.

No terceiro dia, domingo 11 de Outubro, designado por evento de despedida, haverá um passeio turístico pela região de Durban, com partida de Pietermaritzburg às 9 horas em ponto, da Arcádia e Largo do Pavilhão 2 no RSG/Royal Show Grounds. O almoço de despedida realiza-se com início às 13 horas na sede da APN/Associação Portuguesa do Natal.