25 especialistas de informática e técnicos de apólices concretizam projecto inovador

0
49
projecto inovador

projecto inovadorOs jovens irmãos portugueses, drs. Ryan e Tavio Roxo, de Joanesburgo, integram uma equipa inovadora de 25 pessoas que durante três anos desenvolveram em “software”, com grande sucesso, um projecto informático para empresas seguradoras que já vale milhões de randes e está a ser aplicado por acreditados provedores de serviços financeiros, nomeadamente BMW Insurance, Mini, Auto F&I, Division of Alexander Forbes, Land Rover/Jaguar e SMH.

O conceito fundamental deste projecto incide na utilização de um único quadro permanente no ecrã do computador onde se pro-cessam todas as operações de organograma, cotações e instantâneos pontos de situação contabilística, bem como da atribuição de cálculos de pagamento mensal de novos clientes a partir de dados rigorosos pessoais como sejam disponibilidade de depósitos bancários em seguros simples ou de natureza polivalente, quando formulados em modalidade combinada.

 As seguradoras que já estão a trabalhar no novo sistema reconhecem que a aplicação do novo projecto informático traz vantagens significativas, nomeadamente em termos de tempo (operações que anteriormente exigiam cálculos que se prolongavam por três dias, são feitas em poucos segundos) e de agilidade de proposta de cotações caso a caso, com resultados imediatos, por exemplo na obtenção da posição financeira da empresa a qualquer momento em fracção de segundos. O projecto contempla apólices de seguro de curto e longo prazo.
  Assinala-se que Ryan Roxo, de 25 anos de idade, está diplomado em Ciência Atuária (ramo de matemática avançada que interacciona com estatística) pela Universidade de Witwatersrand, e Tavio Roxo, de 31 anos de idade, formou-se em Direito no mesmo estabelecimento de ensino superior de Joanesburgo.

 São filhos dos conceituados advogados Eugénia de Carvalho Roxo (lei matrimonial e lei laboral) e Rui Roxo (lei comercial, lei internacional e lei diplomática).
 Assinala-se que a Onga Wari Consulting (Pty) Ltd foi formada para desenhar, desenvolver e implementar o projecto OWLS (Onga Wari Life and Short Term Insurance Software).

RYAN ROXO

 Ryan Roxo (chief software architect) foi um estudante com trajectória brilhante, que recebeu a Medalha de Mérito Jovem do Dia de Portugal, a mais alta distinção cívica da Comunidade Portuguesa da África do Sul atribuída pelas altíssimas notas escolares por ocasião da Matric. Terminava então o ensino secundário no St Benedit’s College, em Bedfordview (Joanesburgo), tendo antes frequentado a escola primária em Meyerton. Ingressou na Universidade da Wits, onde obteve o Bacharelato em Ciências (Actuarial Science, Mathematical Statistics, Computer Science) e concluiu a licenciatura em Ciência Actuarial.

Com esta formação académica, o dr. Ryan Roxo é a pessoa com o conhecimento técnico e aptidão necessária para o desenvolvimento de um sistema sofisticado, inovativo como o OWLS. Nunca os ramos de ciência actuária e ciência de computador foram antes utilizados simultâneamente, não apenas para o entendimento fundamental da complexa matemática que envolve os seguros, mas também para trazê-los em conjunto com a perícia de  traduzi-los em código de computador.

NEVILLE DU PIESANIE

 Com mais de 25 anos de experiência na indústria seguradora, Neville Du Piesanie é o “chief operating officer” do projecto. A sua vasta experiência inclui trabalho na instuição bancária ABSA (finance) e em várias companhias seguradoras. Por isso, Neville trouxe à equipa um conhecimento sem paralelo da indústria seguradora bem como o entendimento profundo da atmosfera em geral nas várias modalidades de seguro.

O “background” de Du Piesanie imprimiu uma contribuição importantíssima ao desenvolvimento de OWLS através da compreensão absoluta de ambos os lados, ou seja a operacionalidade interna das solicitações do cliente como do negócio de seguros num todo, todos os passos e processos que envolve o negócio de seguros.

JARROD VAN DEN HEUVEL

 Desde o início do projecto que Jarrod van den Heuvel (“chief developer”) tem dado uma importante contribuição ao desenvolvimento do mesmo. Jarrod tem a aptidão para codificar todas as áreas do sistema. Trabalhando directa e estreitamente com Ryan, Jarrod é um técnico vital neste projecto, não só para codificar no sistema OWLS mas também para adicionar outras indicações funcionais que venham a ser necessárias posteriormente.

STEPHEN VIVIAN

 Desde o início, Stephen foi instrumental em assistir na implementação de OWLS. O seu conhecimento especializado da indústria de seguros proporcionou que fosse consultado em muitas das decisões estratégicas. O conhecimento específico de provisões legais que governam a moldura da indústria de seguros ga-rantiu a Onga Wari a contínua observância dos regulamentos legais.

TAVIO ROXO

 Administrador-geral (CEO/
chief executive officer) Tavio Roxo tem a tarefa de assegurar que os vários aspectos da equipa e sistema OWLS trabalhem eficientemente em conjunto, articulando o alinhamento das solicitações dos clientes com aquelas relativas aos provedores bem como obter a coesão entre todos os aspectos do negócio.
 O advogado Tavio Roxo é quem toma as decisões estratégicas, comunicação com os clientes, a negociação em termos comerciais e as provisões legais da introdução de qualquer implementação do sistema bem como o funcionamento quotidiano do negócio.

APÓLICES DE LONGO TERMO E CURTO PRAZO

 Informa-se que OWLS é um projecto “software” que foi desenhado pela equipa Onga Wari, usado na indústria seguradora como sistema para administrar apólices de longo termo e curto prazo pelas companhias de seguros.
 OWLS proporciona às companhias um sistema que permite a gestão de apólices de seguros desde o início da sua inserção, durante   a   existência   da apólice (administração) até ao pagamento de indemnizações ou termo da mesma.
 Algumas das inovações atribuídas à OWLS são as seguintes:

* o sistema “software” pode administrar qualquer número de apólices. Presentemente estão a ser administradas mais de 200.000 apólices de seguro.
* A codificação inovativa de OWLS resulta na redução de tempo de tarefas que anteriormente consumiam muito tempo a completar. Um exemplo é que presentemente OWLS processa certas operações relativamente à verificação de apólices de vida em aproximadamente 3 segundos, uma tarefa que anteriormente levava um dia inteiro a completar.
* OWLS permite o acumular simultâneo com o seu sistema tecnológico inovador de multivias, sistema que é extremamente perfeito que separa os dados incorporados em múltiplas faixas de indicadores que podem ser processados em simultâneo.

* OWLS tem um poderosa força motriz de cálculo funcionando no “background”; e sem grande esforço e sem intervenção de terceiros, calcula complexas equações e modelos matemáticos resultando em 100% de preço rigoroso de modelos, relatórios e outros importantes dados.
* Devido à flexibilidade de OWLS, é um dos primeiros sistemas da sua natureza que não só administra apólices de curto prazo e longo termo, mas também faculta a total adaptação e mudança, de tal forma que o utilizador pode redesenhar o seu negócio em conformidade com a fluidez da sua organização; poderá alterar qualquer página em particular, e mesmo determinados espaços na mesma página. Devido ao perfeito organograma e codificação no “background”, a mudança de qualquer campo ou mesa continua a render o mesmo resultado.

* É um perfeito “interface” (utilização de várias ferramentas informáticas compatíveis com outros programas), que dispõe de portais para percorrer um negócio inteiro de seguros, que devido ao esmerado esquema profissional do sistema, permite a qualquer pessoa que esteja habituada a navegar na internet, ligar com facilidade e que em nenhuma circunstância sentirá forçado a tomar decisões rápidas.
* Está acessível de qualquer parte do mundo porque faz parte dos portais da  internet (web pages).
* Tem um dos mais avançados protocolos de segurança, garantindo que é praticamente impossível a intrusão no sistema em qualquer via.
* Módulos de comunicação completamente integrados asseguram que todos os clientes recebem sms, mensagens por e-mail ou fax de qualquer mudança. Além disso qualquer número de funcionalidade automática pode ser incorporado para disparar uma comunicação a um cliente ou internamente aos empregados ou gerência.

* Fluxo de trabalho de tarefas orientadas garante que a gerência está sempre actualizada com o serviço que os vários empregados executam e se algum deles demora em excesso a completar uma tarefa específica, motiva que a gerência verifique e investigue.
 Assinala-se portanto que Onga Wari desenvolveu progressivamente este sistema nos últimos três anos. Tendo começado como uma companhia de “software” para uma empresa que agora administra uma considerável carteira de seguros, OWLS, sem dúvida irá ser uma força formidável na indústria de seguros nos próximos anos, tanto na África do Sul como no estrangeiro.

 “Estamos a estabelecer a meta de, em breve,  propor a implantação de OWLS nos mercados da Inglaterra e dos Estados Unidos” – declarou à Reportagem do “Século” o administrador-geral da Onga Wari, dr. Tavio Roxo, no seu gabinete de trabalho no Cambridge Office Park (tel 011 6220960), esquina da Kirby e Oxford Street, em Bedfordview.
 Solicitado a elucidar como funciona o contrato de utilização do OWLS, o advogado Tavio Roxo (082 950  7079) afirmou que “tem um pagamento percentual por cada apólice que administra num período de cinco anos”.