25 anos da vitória dos “Boks” no Mundial 1995 de Rugby

0
126

Na quarta-feira 24 de Junho celebrou-se o vigésimo quinto aniversário da vitória da África do Sul frente à Nova Zelândia na final do Mundial de Rugby 1995. O que marcou a fraternidade do rugby e o desporto Mundial, foi a agora icónica imagem de Nelson Mandela, presidente da República da África do Sul, trajado com a camisola do capitão François Pienaar a entregar-lhe a Taça Webb Ellis.

  Entre os dois um diálogo que marcou e influecia até hoje o Mundo em várias áreas da sociedade. Nelson Mandela declarou a Pienaar “obrigado pelo que fizeram”. O então capitão dos “Springboks” respondeu, “não senhor presidente, obrigado nós pelo que você fez pelo nosso país”. 

  A imagem foi ecoada em 2007 com o presidente Thabo Mbeki e o capitão dos “Boks” John Smit. Mais recentemente, em 2019 no Japão, entre o presidente Cyril Ramaphosa e o capitão sul-africano Siya Kolisi.

  A final de 1995 realizou-se a no estádio de Ellis Park em Joanesburgo diante de 63 mil espectadores no recinto e perante mais de um bilião de espectadores através da televisão em todo o Mundo.

  Os “Springboks” bateram os “All Blacks” por 15-12 com o número 10 Joel Stransky o abertura (fly half) dos “Boks” a marcar todos os pontos da África do Sul. O jogo foi a prolongamento após empate nos 80 minutos regulamentares e foi graças a um pontapé de ressalto de Stransky que a África do Sul conseguiu a vitória, o primeiro dos três títulos mundiais que tem.

Michael Gillbee