1.º Foguetão de Elon Musk foi lançado na presença do Presidente dos Estados Unidos

0
83

  O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado no penúltimo sábado na presença do Presidente do Estados Unidos.

  Os astronautas norte-americanos Bob Behnken e Doug Hurley voaram do Kennedy Space Center, na Florida, a bordo da cápsula espacial Dragon, transportada por um foguetão Falcon 9 da SpaceX, a primeira empresa privada certificada pela NASA para missões tripuladas.

  Com um rugido ouvido a milhas da costa da Florida, o foguetão Falcon 9, da companhia fundada por Elon Musk descolou às 15h22 (19h22 GMT), e os primeiros minutos do voo decorreram sem problemas, de acordo com a transmissão em directo da missão pela NASA.

  A primeira parte do foguetão desprendeu-se como planeado após dois minutos de voo, a qua-se 4.000 quilómetros por hora, enquanto a segunda continuou a impulsionar a cápsula Dragon em direcção à Estação Espacial Internacional, num voo com duração estimada em 19 horas.

  O lançamento “foi incrível”, disse Donald Trump, que assistiu à operação no Kennedy Space Center.

  Este voo já tinha sofrido um atraso de três dias, por causa do mau tempo, mas previsões apontavam para que existiam condições aceitáveis, de 50%-50%, para o lançamento da cápsula Dragon acontecer  às 15:22 locais (20:22 de Lisboa), bem como do foguetão Falcon 9, o que se verificou, sendo assim o primeiro lançamento de astronautas para o espaço por uma empresa privada.

  Foi também o primeiro voo espacial tripulado da NASA, a agência espacial norte-americana, a partir do solo dos Estados Unidos da América (EUA) desde 2011.

  A NASA tentou desencorajar espectadores de assistirem ao lançamento, por causa da pande-mia de covid-19, e limitou severamente o número de funcionários, visitantes e jornalistas dentro do Kennedy Space Center. No entanto os 4.000 bi-lhetes para o lançamento foram todos comprados em poucas horas.

  A NASA contratou a SpaceX e a Boeing, em 2014, ao abrigo de contratos que totalizam sete biliões de dólares. Ambas as empresas lançaram as suas cápsulas de tripulação no ano passado com manequins de teste. A Dragon cumpriu todos os seus objectivos, enquanto a cápsula Starliner, da Boeing, acabou na órbita errada e quase foi destruída devido a múltiplos erros de software.

  Como resultado, o primeiro voo do Starliner com astronautas não é esperado até ao próximo ano.

  Desde que retirou o vaivém espacial em 2011, a NASA tem confiado nas naves espaciais russas, lançadas do Cazaquistão, para levar os astronautas americanos de e para a estação espacial.

* Elon Reeve Musk nesceu em Pretória

  Elon Reeve Musk, nasceu a 28 de Junho de 1971, na África do Sul, é um engenheiro, industrial designer e empresário de tecnologia. 

  É fundador, CEO e engenheiro-chefe / designer da SpaceX; investidor inicial, CEO e arquitecto de produtos da Tesla, Inc.;

  Fundador da The Boring Company; co-fundador da Neuralink; co-fundador e co-presidente inicial da OpenAI. Foi eleito membro da Royal Society (FRS) em 2018.

  Em Dezembro de 2016, foi classificado em 21º lugar na lista da Forbes das pessoas mais ricas do mundo e ficou em primeiro lugar na lista da Forbes dos líderes mais inovadores de 2019.

  Em Maio de 2020, tinha um património líquido de US $36,5 biliões e é listado pela Forbes como a 31ª pessoa mais rica do mundo. É o CEO mais antigo de qualquer fabricante de automóveis do mundo.

  Natural de Pretória, Musk frequentou a Universidade de Pretória antes de se mudar para o Canadá, quando tinha 17 anos, para frequentar a Queen’s University.

  Transferiu-se para a Universidade da Pensilvânia dois anos depois, onde recebeu um diploma de bacharel em economia pela Wharton School e um diploma de bacharel em física pela Faculdade de Artes e Ciências.

  Começou um doutorado em física aplicada e ciências materiais na Universidade de Stanford, em 1995, mas desistiu após dois dias para seguir uma carreira nos negócios.

  Posteriormente, cofundou (com seu irmão Kimbal) a Zip2, uma empresa de software para a web, adquirida pela Compaq por US $340 milhões em 1999.

  Musk fundou o X.com, um banco online. Juntou-se com o Confinity em 2000, que havia lançado o PayPal no ano anterior e posteriormente foi comprado pelo eBay por US $1,5 biliões em Outubro de 2002.

  Além de suas principais actividades comerciais, Musk imaginou um sistema de transporte de alta velocidade conhecido como Hyperloop. Os objectivos da SpaceX, Tesla e SolarCity giram em torno de sua visão de “mudar o mundo e ajudar a humanidade”.

  Seus objectivos incluem a redução do aquecimento global através da produção e consumo sustentáveis de energia e diminuir o risco de extinção humana.