O Século Online

Roxo Law

Paramount Trailers

Século Triweb Printers

Marcelo pede na Cimeira Ibero-Americana aposta na paz, na democracia e nos direitos humanos
31-Out-2016
Uniformização do voto dos portugueses na diáspora

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou no sábado um apelo à comunidade ibero-americana para que aposte na paz, na democracia e no respeito pelos direitos humanos.

O Chefe de Estado discursava na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cartagena das Índias, na Colômbia, na presença do secretário-geral das Nações Unidas designado, António Guterres, que antes também fez uma intervenção, mas que foi fechada à comunicação social.

 No início do seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa fez alusão ao processo de paz na Colômbia e disse que em Cartagena se sente "o espírito da paz" e que "esta cimeira decorre sob esse espírito, interno e externo".

 Depois, acrescentou que "paz quer dizer diálogo interno e externo, quer dizer tolerância, quer dizer respeito pelos direitos humanos, respeito pela democracia que são realidades fundamentais do espírito ibero-americano".

 Em seguida, citou António Guterres: "Como disse muito bem o secretário-geral das Nações Unidas, esse espírito é essencial na afirmação desta comunidade".

 O Presidente da República reforçou esta mensagem mais à frente, afirmando que é importante a comunidade ibero-americana "pensar nas empresas" e "pensar o emprego", mas "não esquecer a justiça social", nem "a participação cívica e política" e "não esquecer os valores".

 "Os jovens da nossa comunidade são a garantia do nos-so futuro, se apostarem na paz, na democracia, no Estado de direito, nos direitos hu-manos, no humanismo, no respeito da dignidade das pessoas", defendeu.

* Marcelo convida chefes de Estado e de Governo a visitarem Fátima

 O Presidente de Portugal convidou os chefes de Estado e de Governo iberoamericanos a visitarem Fátima por ocasião das comemorações do centenário dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria. O Chefe de Estado fez este convite na sua intervenção na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorreu no passado fim de semana em Cartagena das Índias, na Colômbia, quando falava sobre a cultura: "Na cultura entram também crenças e formas de circulação, crenças religiosas. Recordo para o ano o cente-nário de Fátima em Portugal, para o que estais convidados".

 Em seguida, discursou o primeiro-ministro António Cos-ta, que complementou esse convite: "Quero juntar ao convite que o Presidente da Re-pública de Portugal já fez para que visitem Portugal por oca-sião do centenário de Fátima, [um convite] para

que visitem Portugal também no próximo ano porque Lisboa será capital iberoamericana da cultura".

 "Mais do que interesses, aquilo que nos une é uma cultura comum. E a capital da cultura em Lisboa significa que Lisboa será no próximo ano a capital de todos vós.

Muito obrigado, e bem-vindos a Portugal", acrescentou o primeiro-ministro e exautarca da capital portuguesa.

 
             
Coloque a sua publicidade aqui
Século Triweb Printers
Blue Sky
Roxo Law
Coloque a sua publicidade aqui
Século Triweb Printers
Blue Sky