O Século Online

Roxo Law

Paramount Trailers

Século Triweb Printers

Português lança livro de culinária 'kosher' em Nova Iorque
24-Jul-2016
comunidades

O cozinheiro e empresário José Meirelles lançou, em Nova Iorque, um livro de culinária 'kosher' inspirado nas receitas do seu restaurante Le Marais.

  Aberto desde 1995 na zona de Times Square, o Le Marais é um restaurante dedicado aos judeus que seguem uma alimentação 'kosher', regida por normas de origem religiosa que proíbem alguns alimentos, como carne de porco, e a combinação de outros, como carne com leite.

  "Onde mais é que um imigrante português não judeu poderia abrir um 'bistrô' francês, contratar um irlandês-italiano católico para chefe executivo e criar um dos melhores e mais bem sucedidos restaurantes 'kosher' dos EUA?", pergunta o ex-senador de Connecticut Joe Lieberman na introdução, chamando o restaurante de "uma clássica histórica nova-iorquina".

  Meirelles, de 59 anos, nasceu na cidade do Porto, onde estudou gestão e foi funcionário de um banco, até decidir vir para os Estados Unidos com a mulher em 1983.

  Depois de alguns anos como motorista de uma família de Nova Jérsia, decidiu seguir a paixão da cozinha e, em 1987, licenciou-se no Instituto Francês de Culinária em Nova Iorque. Trabalhou em restaurantes como o La Réserve, Maxim's e Park Bistro até abrir o Les Halles, em 1990, e cinco anos depois o Le Marais.

  "Muitos dos nossos clientes diziam que os filhos se tinham tornado religiosos e que se recusavam a comer num restaurante que não fosse 'kosher', por isso decidimos que seria uma boa ideia abrir um restaurante assim", lembrou Meirelles numa entrevista.

  Em pouco tempo, a casa ficou conhecida pelos seus bifes, depois de Meirelles perceber que a carne 'kosher' tinha má fama porque nenhum dos talhantes estava a fazer o processo de envelhecimento da carne.

  "Foi um dos grandes segredos do nosso sucesso. Houve um longo período de aprendizagem", explica o português.

  O 'chef' e apresentador de televisão Anthony Bourdain, que trabalhou no restaurante, diz que Le Marais é "de longe a melhor 'steakhouse' do seu género" e que o livro de receitas "é hilariante, irreverente, cheio de excelentes receitas, histórias e conselhos."

  Nos últimos 26 anos, estrelas como Roman Abramovich, Aaron Eckhart e Cindy Crawford já passaram no restaurante, e outras, como Lucy Liu ou Mark Wahlberg, são clientes habituais.

  O livro, com o título "Le Marais: A Rare Steakhouse - Well Done", é assinado por Meirelles e Mark Hennessey e foi lançado pela editora Gefen Publishing House

 
             
Blue Sky
Coloque a sua publicidade aqui
Século Triweb Printers
Roxo Law
Blue Sky
Coloque a sua publicidade aqui
Século Triweb Printers