O Século Online

Roxo Law

Paramount Trailers

Século Triweb Printers

Cidade do Cabo e Durban juntam-se à Rede de Cidades Criativas da UNESCO
13-Nov-2017
comunidades

As cidades sul-africanas de Durban e Cidade do Cabo são duas das nove cidades africanas que se juntaram à Rede das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com vista a colocar a inovação e a criatividade no centro das novas estratégias urbanas para um desenvolvimento mais sustentável e mais inclusivo.

  "Estas novas designações testemunham uma maior diversidade nas tipologias das cidades e um melhor equilíbrio geográfico, com 19 cidades de países antes não representados na rede. O quadro de cooperação instaurado para encorajar as candidaturas de cidades saídas da região África, uma prioridade global da UNESCO, deu igualmente os seus frutos, com nove cidades africanas que se juntam à Rede", indicou a UNESCO citada pela agência Pa-napress.

  A Rede das Cidades Criativas da UNESCO, criada em 2004 e que conta doravante com um total de 180 cidades em 72 países, valoriza a criativade dos seus membros em redor de sete domínios (artesanato e artes populares, artes digitais, design, filme, gastronomia, literatura e música).

  As nove cidades criativas africanas da UNESCO são Cairo (Egito), na categoria de Artesanato e artes populares; Cabo (África do Sul), para Design; Durban (África do Sul), para Literatura; Ouagadougou (Burkina Faso), para Artesanato e artes populares; Porto-Novo (Benin), para Artesanato e artes populares; Praia (Cabo Verde), para Música; Sokodé (Togo), para Artesanato e artes populares; Tétouan (Marrocos), para Artesanato e artes populares; e Túnis (Tunísia), para Artesanato e artes populares.

  Para além das diferenças geográficas, demográficas ou económicas, as cidades criativas comprometem-se desenvolver e trocar boas práticas inovadoras para promover as indústrias criativas, reforçar a participação na vida cultural e integrar a cultura nas políticas de desenvolvimento urbano sustentável, sublinhou a UNESCO.

 

Edição Impressa

Capa do Jornal

Procurar

Inquéritos

Que temas mais lhe interessam?
 

Newsletter









             
Blue Sky
Roxo Law
Século Triweb Printers
Coloque a sua publicidade aqui
Blue Sky
Roxo Law
Século Triweb Printers