O Século Online

Roxo Law

Paramount Trailers

Século Triweb Printers

Livro explosivo expõe rede de corrupção no Estado sul-africano
13-Nov-2017
destaque

A Agência de Segurança do Estado (SSA), exigiu a retirada do mercado de um livro explosivo sobre o Presidente Jacob Zuma e o seu executivo do Congresso Nacional Africano (ANC).

 Da autoria do jornalista de investigação Jacques Pauw, o livro "The President's keepers", divulga como a Administração Zuma e o líder sul-africano, implicados em escândalos repectitivos de corrupção, criaram uma sofisticada rede de tecnocratas do ANC por indicação pessoal do Chefe de Estado, para alegadamente satisfazerem interes-ses directos de clientelas próximas ao partido no poder e aos seus líderes.   

 A obra, que esgotou de imediato nas livrarias, identifica membros do partido no poder, governante - alguns deles que juntamente com Zuma estiveram exilados em Moçambique, ministérios, empresas e entidades do Estado, empresários, actores locais do comércio e contrabando do tabaco, responsáveis da Polícia e dos serviços secretos, advogados e conhecidos barões da droga e gangsterismo, entre outros, revelando actividades concretas e documentadas para evitar a destituição e prisão de Zuma e juntamente com a alegada pilhagem de recursos e bens do Estado.

 O autor revela igualmente que Jacob Zuma foi assalariado por uma empresa privada próxima ao ANC, que lhe garantiu mensalmente um milhão de randes depois da sua eleição à Presidência, em 2009.

 A SSA considerou que o autor e a editora que divulgou o livro violam a lei dos serviços secretos assim como a Constituição e ameaçou recorrer à Justiça para "proibir a distribuição, a impressão, a divulgação ou a  promoção deste livro", se a editora se recusar a retirá-lo da venda e "encetar perseguições penais".

 A editora confirmou ter recebido uma carta da SSA a pedir a retirada de circulação do livro e a supressão do texto.

 A editora recusou retirar o livro dos escaparates das livrarias, anunciando o seu apoio a Pauw e ao livro, e declarou-se pronta para se defender contra qualquer acção judicial.

 Em carta enviada à SSA, e citada no diário The Times, o advogado da editora NB Publishers, Willem de Klerk, diz que “ou o conteúdo do livro é falso ou eles [SSA] violaram a Lei dos Servços Secretos, mas não pode ser as duas coisas como alega a SSA”.

 “O vosso comunicado generalizado de que o livro está “repleto de erros” não é substanciado por uma única referência sequer à passagem no livro que alegadamente não é correcta”, referiu o advogado.

Tanto a editora como o autor vieram a público afirmar que “não vamos retirar sequer uma letra e vemo-nos no tribunal”. 

 Em entrevista ao canal de televisão Enca, Jacques Pauw disse ainda que “tenho recebido ameaças de morte por telefone, de dia e noite, nos últimos dias”, reafirmando que  “estou apto a provar em tribunal o que escrevi”.

 Falando no Parlamento, o Presidente Zuma referiu-se ao livro afirmando que "não recebi nenhum pagamento de indivíduo ou de empresas durante o meu mandato enquanto Presidente, além do que declarei ou assinalei às autoridades competentes".

 “Julgo que estas alegações são feitas porque lidero o maior partido do país que está no Governo e tentam encontrar um meio para enfraquecer o Presidente", afirmou Jacob Zuma.

 No penúltimo domingo o Chefe de Estado anunciou pela primeira vez que vai deixar a liderança do Congresso Nacional Africano (ANC) na conferência nacional do partido agendada para o próximo mês de Dezembro.

 Falando perante simpatizantes do ANC durante um comício de comemoração da fundação da organização por Oliver Tambo, realizado na localidade de Kagiso, a oeste de Joanesburgo, Jacob Zuma  disse que “está apto e muito satisfeito para sair da presidência do partido”, acrescentanto que irá “dialogar abertamente” com todos os círculos constituintes do partido no poder.

 “Não vou sair do ANC. Vou sair da presidência do partido”, explicou Jacob Zuma.

 

Edição Impressa

Capa do Jornal

Procurar

Inquéritos

Que temas mais lhe interessam?
 

Newsletter







Consulte o Século desportivo

Roxo Law

Comunidades - O Século de Joanesburgo
             
Coloque a sua publicidade aqui
Blue Sky
Roxo Law
Século Triweb Printers
Coloque a sua publicidade aqui
Blue Sky
Roxo Law