O Século de Joanesburgo

Roxo Law

Paramount Trailers

Século Triweb Printers

Portugal vence Andorra e decide amanhã em Lisboa qualificação frente à Suíça
09-Out-2017
Portugal vence Andorra e decide amanhã em Lisboa qualificação frente à Suíça

Portugal venceu no sábado em Andorra, por 2-0, com golos de Cristiano Ronaldo e André Silva, em jogo da nona jornada do Grupo B de qualificação europeia para o Mundial2018 de futebol na Rússia, e a selecção portuguesa vai decidir amanhã, no Estádio da Luz, em Lisboa, a qualificação frente à Suíça.

  Ronaldo, que começou o jogo no banco e alinhou na segunda parte, inaugurou o marcador e igualou o polaco Robert Lewandowski na lista de melhores marcadores da qualificação, aos 63 minutos, e André Silva, aos 86, selou o resultado que manteve a selecção campeã europeia na luta pelo apuramento directo.

  Portugal soma 24 pontos, menos três do que a Suíça, adversária de terça-feira, que no sábado goleou a Hungria, por 5-2, com golos de Xhaka, aos 18, Frei, aos 20, e Zuber, aos 43 e 49, e Lichtsteiner, aos 83. Guzmics e Ugrai, aos 59 e 89, respectivamente, reduziram para os húngaros.

  A selecção portuguesa de futebol detém um registo de duas vitórias consecutivas em recepções à Suíça e, nos quatro jogos oficiais efectuados em solo luso, só por uma vez foi derrotada pelos helvéticos, em 1969.

  Portugal, que amanhã defronta a Suíça, num duelo que será decisivo para garantir o acesso directo ao Mundial2018, recebeu pela última vez os helvéticos em 1993, igualmente no caminho para um Campeonato do Mundo, e venceu, no Porto, por 1-0, com um golo de João Vieira Pinto.

  Quatro anos antes, em Lisboa, novamente numa disputa para estar no Mundial, a selecção portuguesa tinha registado também um triunfo, dessa vez por 3-1, com remates certeiros de João Pinto, Frederico e Vítor Paneira.

  Apesar dessas duas vitórias sobre os helvéticos, Portugal não conseguiu na altura garantir o acesso à fase final do Mundial1990, em Itália, e do Mundial1994, nos Estados Unidos.

  Em 1987, na luta para estar no Europeu, Portugal e Suíça empataram 0-0, no Porto.

  O primeiro duelo oficial em solo luso ocorreu em 1969, em Lisboa, com Portugal a somar aquele que até agora único desaire caseiro perante os helvéticos, por 2-0, com dois golos de Vuilleumier.

  A selecção portuguesa tem um bom registo nos confrontos com os suíços em casa, mas o caso muda de figura quando tem de jogar fora sendo que, na última vez que a duas equipas se encontraram, em setembro do ano passado, Portugal regressou de Basileia com uma derrota por 2-0 na ‘bagagem'. No Estádio St. Jakob-Park, com Cristiano Ronaldo ausente do lado dos campeões europeus, Breel Embolo, aos 23 minutos, e Admir Mehmedi, aos 30, apontaram os tentos que selaram o primeiro desaire de Portugal em jogos oficiais sob o comando de Fernando Santos.

  Este triunfo, logo na jornada inaugural, vale ainda à Suíça a liderança do Grupo B da fase de qualificação para o Mundial2018.

  Ao todo, a selecção portuguesa já defrontou a Suíça em 21 ocasiões e regista seis vitórias, cinco empates e 10 derrotas.

  Esta é quinta vez que Portugal e Suíça se cruzam numa fase de apuramento para um Campeonato do Mundo, com a selecção portuguesa a falhar sempre a qualificação nas últimas quatro.

  Para o Campeonato do Mundo de 2018 já se encontram apurados os seguintes países: Rússia (país organizador), Brasil, Irão, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria e Costa Rica.

 

Edição Impressa

Capa do Jornal

Procurar

Inquéritos

Que temas mais lhe interessam?
 

Newsletter









             
Coloque a sua publicidade aqui
Blue Sky
Século Triweb Printers
Roxo Law
Coloque a sua publicidade aqui
Blue Sky
Século Triweb Printers