O Século Online

Roxo Law

Paramount Trailers

Século Triweb Printers

Academia do Bacalhau de Joanesburgo reuniu-se no Castelo
29-Mai-2017
Academia do Bacalhau de Joanesburgo reuniu-se no Castelo

Na quinta-feira, 25 de Maio, estiveram trinta compadres presentes no restaurante “Castelo” em The Hill, no Sul de Joanesburgo. Nesta tarde de convívio, recebeu o certificado de compadre José Manuel de Oliveira Ferreira, que entrou há anos na tertúlia apadrinhado pelo antigo presidente  Rodolfo Gallego. 

 O almoço foi aberto pelo presidente da Academia-Mãe ao soar o badalo e a pedir ao compadre Manuel de Arede que desse o “tom” do “Gavião de Penacho”.

 O presidente deu as boas-vindas a todos os presentes, com especial referência a José Ferreira. Na tarde, o compadre Jorge Araújo também tinha um convidado, Mário Martins, pela segunda vez na Academia do Bacalhau, após a primeira presença há vinte e cinco anos.

 Para “carrasco” da tarde, o presidente escolheu o compadre Michael Gillbee.

 Foi pedido então, que o primeiro prato fosse servido, o da sopa de caldo-verde. Um caldo suave e com o corte da couve preciso e os pratos com uma a duas rodelas de chouriço. Isto, depois das entradas de ameijoas à espanhola e dobrada, as quais foram muito elogiadas e repetidas várias vezes pelos presentes.

 Após o primeiro prato, o compadre presidente tornou a soar o badalo, informou os presentes “como puderam ler no Século, tivemos a nossa cimeira de presidentes de África. Isto para dar força e motivar as Academias, as de África, a colaborar nas celebrações dos 50 anos. Ontem, falei com o  compadre Pinto Fernandes, está no Cabo e não recebeu emails. Portanto, há muita coisa nos contactos e trabalho de Secretariado que temos ainda que fazer. Há uma motivação, para que com todas as Academias, façamos um evento histórico”, rematou o presidente.

 O compadre Contente relembrou ainda que dia 17 de Junho, irá decorrer o jantar de gala de aniversário da Academia-Mãe, que será nessa data para não colidir com outros eventos do Dia de Portugal na Comunidade portuguesa.

 Nesse jantar, pretende-se fazer uma homenagem ao compadre presidente honorário Adriano Leão.

 Entre o primeiro prato e o principal, o presidente pediu ao compadre José Ferreira que dirigisse algumas pala-vras. “Compadre, eu sei, para além da entrevista muito bem feita no Século, que já lemos todos, queremos ouvir mais qualquer coisa da sua parte”, atestou o presidente.

 “Em primeiro lugar, muito obrigado pelo convite”, começou por afirmar o compadre José Ferreira. “É com muito prazer que aqui estou novamente, no seio da Academia do Bacalhau. Já não venho cá há muito tempo, talvez há uns dez anos, trazido pelo meu padrinho o compadre Rudy Gallego, que foi também meu padrinho de casamento. Quero agradecer a todos, muito obrigado pelos elogios, pelos cumprimentos, telefonemas que recebi de todos por ter conquistado mais um campeonato sul-africano de futebol. Estou muito grato à Comunidade pela força e pelos parabéns que me foram da-dos. E, tentarei vir mais vezes, sempre que possível, aos almoços da Academia-Mãe”.

 Enquanto os pratos de bacalhau não eram servidos, o presidente pediu ao compadre Jorge Araújo que apresentasse o seu convidado.

 “Boa tarde a todos os compadres e comadres, quero apresentar um colega “mafioso da caridade. Pertence ao grupo de bem-fazer que se reúne ali no Núcleo de Arte e Cultura às segundas-feiras e tem feito perguntas sobre a Academia e resolvi trazê-lo cá para que pudesse ver”.

 Mário Martins levantou-se para se apresentar a todos. “Boa tarde a todos, muito obrigado pelo convite e é sempre bom estar entre a Comunidade portuguesa. Há vinte anos estive num almoço e esta é a segunda vez. Estou reformado, tenho cinco netos. A única coisa que me preocupa, é que o Raúl Martins tem o mesmo apelido que eu, portanto as “multas” que serão para mim, paga-as ele”, gracejou no fim Martins.

 O presidente recordou que todas as quintas-feiras não necessita de convite para vir aos almoços e que é muito bem-vindo.

 O prato do bacalhau foi então servido. Desta feita, o “fiel amigo” foi cozido, acompanhado de grão-de-bico, batata, repolho e cenoura, também a guarnição cozida. De destacar a alta qualidade do peixe apresentado aos compadres. Muito bem demolhado, cozido na perfeição e a lascar perfeitamente. O tamanho considerável das postas e a sua alta qualidade, fizeram as delicias de todos em torno da mesa. De tal forma, que o presidente José Contente, pediu depois um “Gavião de Penacho” à dona Isa, proprietária do restaurante, a quem depois, também entregou uma camisola de futebol do Vitória de Guimarães.

 Uma vez os pratos levantados, o presidente falou no jovem luso Tiago Cordeiro, neto do compadre Cordeiro residente no Lar Rainha Santa Isabel. Entregou ao compadre Fernando Vale o perfil do jovem, para que pudesse ser submetido ao RedSkins “Achievers Fund”, para apoiar financeiramente a carreira desportiva deste jovem talento e futuro atleta olimpico.

 Foi depois, entregue ao compadre José Ferreira, o certificado de compadre da Academia-Mãe. Não só na cara do presidente e do compadre Ferreira estavam estampados sorrisos abertos, mas na cara de todos em torno da mesa, pelo orgulho dos feitos de um compadre da Academia-Mãe na África do Sul.

 O presidente pediu depois ao compadre Ferreira uma camisola da Wits Bidvest assinada pelo plantel campeão sul-africano da PSL, para ser leiloada no jantar de gala da Academia-Mãe no próximo mês.

 O compadre Ferreira afirmou categoricamente “está garantido!”

 Foram contadas algumas anedotas e depois, a palavra final foi entregue ao “carrasco” da tarde. Por existirem garrafas de digestivos, as multas foram aplicadas em numerário para os cofres da Academia.

 O almoço foi encerrado com o entoar do refrão da Marcha da Academia e o “Gavião de Penacho” final. Os compadres ficaram a saborear os cafés e sobremesas com os digestivos, à conversa em torno da mesa. O total das multas angariadas foi de R950 randes e ficou estipulado que o almoço da próxima edição será igualmente do “Castelo”.

 
             
Coloque a sua publicidade aqui
Século Triweb Printers
Blue Sky
Roxo Law
Coloque a sua publicidade aqui
Século Triweb Printers
Blue Sky