O Século Online

Roxo Law

Paramount Trailers

Século Triweb Printers

Portugal e Senegal como aliados estratégicos e com novo capítulo nas relações económicas
17-Abr-2017
Portugal e Senegal como aliados estratégicos e com novo capítulo nas relações económicas

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se na quarta-feira a Portugal e ao Senegal como "aliados estratégicos", em domínios como a língua e a segurança, com "um novo capítulo" nas relações económicas.

 Marcelo Rebelo de Sousa falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente senegalês, Macky Sall, depois de os dois se terem reunido no palácio presidencial, em Dacar, no primeiro dia da sua visita de Estado ao Senegal.

 Segundo o Chefe de Estado português, no plano empresarial, "está aberto um novo capítulo", em que existe "interesse do Senegal no investimento de Portugal" e "as empresas portuguesas que estão Senegal querem investir mais".

 Também "Portugal está interessado no investimento do Senegal", disse.

 De acordo com o Chefe de Estado português, que falou quase sempre em francês, a língua oficial no Senegal, "há muitos projectos que estão em curso e outros vão arrancar".

 Sem avançar detalhes, afirmou: "No domínio do espaço, o encontro entre os dois países pode, no quadro multilateral, ter efeitos muito próximos. Há projectos económicos, uns em curso e outros que podem arrancar".

 "Há condições para ir mais longe no domínio do intercâmbio cultural, científico e tecnológico, nomeadamente nas novas tecnologias", acrescentou.

 Por sua vez, o Presidente senegalês convidou as empresas dos dois países "a explorar todas as oportunidades que o Plano Senegal Emergente oferece, sobretudo na dimensão das parcerias públicoprivadas".

 Marcelo Rebelo de Sousa salientou a importância da língua portuguesa no Senegal, que é membro observador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e tem milhares de alunos a estudar português, e considerou mesmo: "Vocês são um país lusófono".

 Em matéria de segurança e defesa, declarou: "Trabalha-mos juntos no Golfo da Guiné, e ali há uma aliança estratégica, política e militar, como no Mali. Estamos juntos".

 "Somos aliados estratégicos no que respeita à relação entre Europa e a África, e nesse dossiê importante das migrações", prosseguiu, considerando que "resolver o problema das migrações" implica "o desenvolvimento económico, social, cultural, o reforço da paz, a estabilização política em África".

 Marcelo Rebelo de Sousa saudou ainda o Senegal pelo apoio à candidatura de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas, e Macky Sall congratulou-se com a sua eleição, felicitando Portugal.

 "Isto representa uma aliança estratégica, não somente política, militar, ou mesmo económica, mas cultural. E essa aliança dura há muito, muito tempo", resumiu o Presidente português.

Este país tem "porta aberta" para assumir um papel essencial na CPLP – Marcelo

O Presidente português considerou na quinta-feira que o Senegal "fala português" e tem "uma porta aberta" para assumir "um papel essencial" na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da qual já é membro observador.

 No segundo dia de visita de Estado ao Senegal, em declarações aos jornalistas na ilha de Gorée, em frente a Dacar, Marcelo Rebelo de Sousa disse que "é impressionante" a presença da língua portuguesa neste país, que tem "46 mil jovens a falar português".

 O Chefe de Estado referiu que os senegaleses "querem aumentar este número", e considerou que isso "permite esperar o melhor do papel do Senegal na CPLP no futuro", e que há "uma porta aberta para um papel essencial do Senegal na CPLP".

 Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, também "na relação bilateral" entre Portugal e o Senegal existe um "estreitamento das relações" que abre "uma perspectiva totalmente nova".

 O Senegal constitui para Portugal, para além dos países africanos da CPLP, "outro parceiro que fala português, que já está observador na CPLP, e que pode ser tão importante quanto os outros, que são países irmãos de que se fala mais", acrescentou.

 

* Marcelo saudado em Dacar por centenas de alunos de português

 

 O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi saudado por centenas de alunos de estudos portugueses, durante mais de meia hora, no exterior da Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), em Dacar, no Senegal.

 Este "momento realmente único", como o próprio o descreveu, aconteceu depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter recebido um doutoramento honoris causa e acabou por envolver toda a comitiva que o acompanhava nesta visita de Estado ao Senegal.

 Dispostos em duas filas, os alunos cantavam: "Obrigado, obrigado" e "adeus, adeus, até à próxima vez".

 A despedida, no entanto, foi demorada, porque o Chefe de Estado cumprimentou praticamente todos os jovens, um por um, e parou inúmeras vezes para tirar fotos de grupo e 'selfies'.

 Os alunos não se inibiram perante os membros da comitiva portuguesa e da comunicação social, e pediram para tirar fotos com todos, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assessores diplomáticos e militares, e até o mordomo do Palácio de Belém.

 No final, enquanto se preparava para falar aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa perguntou as horas a Augusto Santos Silva, dando-se conta do atraso no programa.

 "É uma sensação única, num país como o Senegal, encontrar esta paixão pelo português e por Portugal", declarou.

 O Chefe de Estado salientou que "são mais de 40 mil" os estudantes de português no Senegal, e disse que o primeiro objectivo desta visita é precisamente agradecer a esses senegaleses "que quiseram aprender português e estão entusiásticos com isso", e também "aos professores, às instituições".

 "Aqui estavam certamente mais de mil, que nos rodeiam, e que estavam muito felizes por contactar com o Presidente de Portugal e com Portugal, através da língua portuguesa", descreveu, considerando que "foi um momento realmente único".

 

Edição Impressa

Capa do Jornal

Procurar

Inquéritos

Que temas mais lhe interessam?
 

Newsletter







Comunidades - O Século de Joanesburgo

Consulte o Século desportivo

Blue Sky
             
Século Triweb Printers
Roxo Law
Coloque a sua publicidade aqui
Blue Sky
Século Triweb Printers
Roxo Law
Coloque a sua publicidade aqui